sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Mundial do Pão

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Como já falamos aqui o pão é um alimento muito antigo e nos remete a vários simbolismos religiosos. O dia do pão tem esse propósito, divir com o próximo.
As comemorações começaram nesta sexta feira dia 15/10 ( que é o Dia do Professor!)
..
No Distrito Federal, 60 panificadoras  venderão o produto pela metade do preço durante todo este sábado (16/10).
.
Em Recife, a comemoração é hoje  (15/10),  : trocar material reciclável, como latinhas de alumínio e garrafas pet, por pães  na praça da estação Recife do metrô, no bairro de São José. (10 latinhas de alumínio podem ser trocadas por 10 pães. Quinze garrafas pet também dão direito a 10 pães) .O material reciclável recolhido será encaminhado a institutos e empresas de reciclagem e reutilização.
.
Em Curitiba nesta sexta-feira  o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná vai trocar 11 mil pães por livros com o objetivo formar uma biblioteca em uma comunidade carente de Curitiba. A ação ocorrerá entre 7 e 16 horas, na Praça Rui Barbosa.
.
Em Vitória e em  mais de 14 municípios do Espirito Santo, promovem neste sábado, dia 16 de outubro, a tradicional troca de pães doces por garrafas pet e óleo de cozinha usado.Uma pet vale um pão doce, e, ainda, para cada dois litros de óleo contidos em uma garrafa descartável, o consumidor receberá quatro pães. A iniciativa ocorrerá das 8h30 às 11h30, nas principais praças de inúmeros municípios do interior e da Grande Vitória. Entre eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Nova Venécia, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Colatina, São Domingos do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.
.
E em São Paulo, hoje pela manhã, na Praça da Sé, em São Paulo, foram distribuídos  50 mil pãezinhos para a população presente, além de sanduíches de mortadela e sucos em caixinha.





Sobre a data

Em novembro de 2000, em Nova York, nos Estados Unidos, a International Union of Bakers and Bakers Confectioners (UIB) instituiu oficialmente o dia 16 de outubro como o Dia Mundial do Pão. A iniciativa tem por objetivo valorizar o produto mais popular nas mesas, lembrando de sua importância na composição da alimentação diária.

Minha contribuição é mais uma receitinha:
.
Pão Rústico:

Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
4 colheres de chá de sal
4 colheres de chá de acúcar
6 colheres de sopa de manteiga
1 tablete (15g) de fermento biológico
1 clara de um ovo
1 xicara de chá de água morna

Preparo:

Ligue o forno em temperatura alta.
Peneire a farinha na tigela da batedeira, junte o sal, o açúcar, a manteiga, o fermento, a clara e  a água. bata na velocidade média até a massa ficar lisa e homogenea.

Divida a massa em partes. gosto de fazer cada parte com um sabor diferente, assim, misturo orégano, gergilin ... ou deixe ao natural, se preferir. Envolva as partes em papel filme e deixe descansar por 20 minutos.
Em seguida abra a massa numa superfície enfarinhada de modo que fique o mais fina que conseguir. Corte em pedaços ( ficam parecidos com tortilhas) e leve ao forno para assar até que fique dourado e crocante.

Sirva com pates ou geléias. Aqui em casa faz muito sucesso!

Bom Dia do Pão!

Com carinho, 
Angela Caruso 

Nenhum comentário: