segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

No Jardim de Monet

Tenho recebido emails sugerindo que falemos de cuidados com plantas, afinal jardinagem também é uma das tarefas dos Donos da Casa.
Adoro plantas e flores, mas ainda não estou segura de que sei lidar com elas, não tenho certeza de que nasci com “o dedo verde” (Livro: O menino do dedo verde de Maurice Druon ), mas minha mãe naceu. Suas plantas estão sempre visçosas. Outros amigos muito queridos, também tem este don: Rutinha, Heimar , Bruno...
Então, resolvi criar uma nova “coluna” neste blog : “ No jardim de Monet” e para tanto, vou contar com a colaboração de quem entende do assunto. Vamos começar falando de orquideas.



Cuidando das Orquídeas

Bruno Bonfá, grande companheiro de mergulho, é formado em biologia e no campo da botânica sua paixão são as orquídeas. Gentilmente aceitou participar do blog.


Dona da Casa: Quais os cuidados básicos que se deve ter com uma orquídea?

Bruno Bonfá: As orquídeas apesar da fama de plantas de cultivo difícil, com alguns cuidados básicos podem ser mantidas em casa ou mesmo em apartamentos. Basicamente precisamos de um substrato em que as raízes podem se prender, sendo o mesmo arejado, capaz de reter água e nutrientes, antigamente era muito usado o conhecido xaxim, mas com a ameaça de extinção do mesmo e conseqüentemente a proibição de sua comercialização, é muito usado hoje em dia a casca de coco com evidentes vantagens ambientais.
Elas são exigentes em relação a iluminação, sendo o ideal iluminação indireta na maior parte do dia com poucos momentos de incidência direta, devemos nos lembrar que as orquídeas ocorrem normalmente em matas fechadas e sombreadas, recebendo apenas ocasionalmente iluminação direta.

Quanto a rega, a mesma deve ser feita com freqüência em pequena quantidade, elas gostam de umidade, mas não de ficarem encharcadas.

Devemos fazer uma adubação quinzenal com adubos normalmente encontrados comercialmente, existem no mercado adubos específicos para orquídeas balanceados de acordo com as suas necessidades, devemos dar preferência aos que contem micronutrientes, pois apesar de estarem presentes em pequena quantidade são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Esta adubação deve ter a sua periodicidade diminuída nos meses de inverno, época em que elas não precisam tanto de nutrientes.

O corte deve ser feito quando a planta já estiver ocupando a maior parte do vazo, nesta ocasião normalmente conseguimos dividirmos a planta em duas ou mais partes, promovendo assim sua multiplicação, devemos usar alicates próprios que devem ser desinfetados antes de passarmos para a planta seguinte, assim dificultamos a disseminação de eventuais doenças.

Dona da Casa: O que fazer com a orquídea quando todas as fores já secaram, isto é que cuidados devemos ter para voltar a florescer?

Bruno Bonfá: As orquídeas podem florescer em praticamente qualquer estação do ano dependendo da espécie, o normal é que o florescimento ocorra apenas uma vez ao ano, e mantendo os cuidados básicos teremos uma planta vigorosa apta a florescer no ano seguinte na mesma época.


Caso tenham dúvidas podem enviar para o blog que re encaminharei para o Bruno. Caso alguém não tenha paciência de esperar que floresçam novamente, mandamos para o Bruno que ele cuida! Não é amigo?



Muitas flores para todos,
Com carinho,
Angela Caruso



.

Nenhum comentário: