quinta-feira, 16 de julho de 2009

Salmão é tudo de bom!


Esta receita é em homenagem a duas amigas muito especiais : Aninha e Regina. Lembro-me com saudade de nossa primeira viagem ao Chile em maio de 1997. Comemos um salmão grelhado num lugar maravilhoso. O restaurante ficava numa encosta na estrada que liga Vinã Del Mar e Valparaiso. Fazia muito frio, mas o restaurante, muito bem decorado, era extremamente aconchegante. Uma vista maravilhosa para o mar completava a deliciosa refeição, dando um brilho a mais ao momento “alto-astral” que vivíamos.

Salmão grelhado com batatas assadas e espinafre

Ingredientes:
- uma posta de salmão
- sal grosso
- azeite extra-virgem
- 2 batatas médias
- queijo cremoso
- ½ maço de espinafre
- 2 a 3 colheres de cebola picada
- sal e pimenta do reino

Preparo:
(Dica: Comece preparando as batatas, pois o salmão fica pronto muito rapidinho)

Batatas:
Lave bem as batatas e divida-as ao meio no sentido do comprimento. Leve-as para cozinhar em vapor sem tirar a casca. Quando estiverem levemente macias, raspe a polpa das batatas e coloque o queijo cremoso de sua preferência ( Dica: tenho usado um requeijão de mussarela de búfala que além de saboroso é bem mais leve). Arrume-as num refratário e tempere com sal, pimenta do reino , um fio de azeite e alguma erva de sua preferência ( alecrim, orégano ou estragão ).Leve ao forno para assar.
Salmão:
Tempere o salmão com sal grosso e azeite ( Dica: acrescentei um pouco de orégano e ficou fantástico!) . Coloque em refratário e leve para grelhar em forninho elétrico por 15 minutos; caso prefira, use uma grelha na churrasqueira.

Espinafre:
Refogar o espinafre é muito simples, mas "meu amigo" Jaime Oliver (aquele cozinheiro inglês) me ensinou um truque delicioso:
- numa frigideira funda refogue a cebola no azeite. Tempere este refogado com sal, pimenta do reino, orégano, uma folha de loro e noz moscada. O aroma desta mistura é delicioso. Acrescente as folhas de espinafre rasgadas e vá mexendo de modo que se misture com a cebola temperada. Deixe-o murchar e desligue o fogo.

Monte o prato com o salmão, as batatas e o espinafre. Acrescente gotas de limão e um molho de alcaparras com azeite ao peixe, se preferir. Sirva com uma taça de espumante.

Hum!!!
Um brinde à amizade!

PS: Re e Aninha, espero vocês para matarmos a saudade e recordarmos nossa aventura chilena.

Com carinho,
Angela Caruso

Nenhum comentário: