quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mercados, a missão!

02/06/2008
Se passear em supermercado é bom, imagine nos mercados: muito melhor!
Como vocês já sabem, adoro supermercado, mas tenho uma paixão secreta pelos Mercados Municipais. Em geral, sustentam uma arquitetura especial e fazem parte da história local. São pontos de encontro, pois reservam espaços para bares e restaurantes, além de bons lugares para a compra de carnes, peixes, especiarias, queijos, frutas exóticas e verduras bem fresquinhas.
Meu avô materno, o querido vovô José Rigon, era um assíduo freqüentador do Mercado Municipal da Lapa, em São Paulo. Durante 50 anos ele e seu cunhado se encontravam aos domingos na Praça da República e iam para o Mercado da Lapa. Depois de tomarem seu aperitivos os dois faziam as compras da semana: azeitonas, tremoços, queijos e outras tantas guloseimas. Claro que ambos eram conhecidos em todas as bancas por lá.
Particularmente, sempre que viajo procuro conhecer os Mercados locais. Aprendi com uma professora de geografia que trabalhou comigo, que muito se sabe da cultura local visitando os supermercados e mercados municipais.
Recentemente passamos “três horas” no Mercado Municipal de São Paulo, ou MERCADÃO, como é conhecido. Três horas passeando, experimentado um queijo aqui, um presunto Parma ali, uma azeitona portuguesa nesta banca, uma fruta colombiana naquela...
Voltamos para casa com pacotes de frutas desidatradas, castanhas, pimentas, especiarias, conservas, bacalhau ... Enfim, um pouco de quase tudo!
Evidente que não deixamos de comer bolinhos de bacalhau e sanduíche de mortadela, afinal, são típicos do local, junto com o pastel - também de bacalhau.
Aí vai a dica: estando em SP, vá passear no “Mercadão “ e respirar um pouco da história da cidade. A construção foi iniciada em 1828 e levou quatro anos para ser concluída. Sua inauguração deveria ter sido em 1932, entretanto, com a revolução constitucionalista, o espaço de 12.600m2 acabou sendo usado como paiol de armas e munições. Sua inauguração finalmente aconteceu em 25 de janeiro de 1933. A arquitetura maravilhosa de Ramos de Azevedo, em estilo eclético, reporta em seus vitrais cenas da produção agrícola e pecuária do interior do estado.
Aproveite para almoçar e equipar a despensa com temperos, conservas, frutas secas e desidratadas. Mas, valem as dicas do supermercado: cuidado com exageros que depois vão para o lixo.

Em Poços de Caldas, o Mercado Municipal completou 105 anos em fevereiro. Inicialmente ele funcionava onde hoje está a Casa Carneiro. Em 1968 foi transferido para a Rua Pernambuco. Recentemente reformado, é o melhor lugar para comprar, sobretudo, queijos e especiarias. Além de uma iguaria, lembre-se que o queijo mineiro acaba de receber o título de “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro” (veja mais no www
.vivapocos.blogspot.com) .

Visite, quando puder, o Mercado de Santiago do Chile – os melhores restaurantes para comer um bom peixe estão por ali. Uma construção maravilhosa em ferro, assinada pelo escritório do “Sr. Eiffel” . Inaugurado em 1872, o lugar foi inicialmente destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado.

E, ainda, Mercat Boqueria “ San José” em Barcelona –Espanha . O lugar é simplesmeste incrível, as cores das frutas parecem pinturas. Restaurantes servem as tradicionais “Paellas”. Caminhe pelas Ramblas no sentido “Plaça Catalunya” em direção ao “ Port Vell”. A entrada, tímida, do mercado está à direita. As atividades comerciais deste mercado datam de 1200. Para saber mais, afinal esta é uma longa e muito interessante história, acesse
www.boqueria.info/Esp/index.php. La Boqueria ainda oferece uma programação de cursos de culinária durante todo o ano. Aproveite!


Como não será prático fazer compras de alimentos nos mercados fora do Brasil, a menos que se consuma durante a estada na cidade, aproveite para desfrutar do passeio, conversar com os vendedores, conhecer um pouco mais da cultura local além de se deliciar com a boa comida oferecida nos restaurantes.
Conte sua experiência com MERCADOS. Envie dicas e sugestões para
san-caruso@hotmail.com

Com carinho,
Angela Caruso

Nenhum comentário: