quarta-feira, 29 de outubro de 2008

RECEITINHAS


02/09/2008
Dando adeus ao inverno
Mais Sopas?!
O inverno está preparando as malas para embarcar para o hemisfério norte mas suas primas, “as frente frias” tem passado os finais de semana por aqui. Logo, não custa nada preparar novas receitas de sopas deliciosas, práticas e nutritivas.

CAPELETTI IN BRODO
"Uma pedida tentadora!"
O brodo pode ser preparado com carne ou frango, a gosto do freguês.
É muito simples:
Coloque para cozinhar em panela de pressão um bom pedaço de músculo ou um belo peito de frango em 2 litros de água com os temperos de sua preferência ( a quantidade de água varia de acordo com a quantidade de carne).
Minha sugestão: junte um maço de salsinha ( uns três ou quatro galhos amarrados); uma cenoura picada; cebola ; pimenta do reino; orégano. Se estiver usando carne de frango coloque um pouco de estragão ou alecrim ( são ervas que dão um toque especial ) e sal.
Cozinhe por 10 minutos após a panela começar a chiar.
Separe a carne e a cenoura do caldo para cozinhar o capeletti .
Sirva com pedacinhos da carne cozida ou do frango desfiado.
Se preferi , acrescente salsinha picada um fio de azeite e queijo ralado ao prato.

Aproveitando o frango desfiado...
Creme de mandioca com frango desfiado
Coloque para cozinhar em panela de pressão mandioca descascada e picada. Acrescente água suficiente para o cozimento de acordo com a quantidade de mandioca ( para duas pessoas costumo usar uma ou duas mandiocas de aproximadamente 20cm de comprimento).
Retire do fogo após a panela começar a chiar. Bata no liquidificador para formar um creme.
Numa panela , doure um alho amassado em azeite.
Coloque o creme, acrescente o frango desfiado e finalize temperando a gosto : sal, pimenta do reino, salsinha picada.

Aproveitando a carne cozida e picada...
Sugestão 1
Salada
Você pode servir de modo muito italiano como salada, como preferia o querido vovô, José Rigon: com tomates e azeitonas verdes , regada de um bom azeite extra virgem , sal e orégano acompanhado de pão italiano e um copo de vinho tinto . ( DELÍCIA!)
Sugestão 2
Sopa de legumes , macarrãozinho e carne.
Basta cozinhar os legumes de sua preferência, ou que estiverem a disposição na geladeira ( cenoura,batata, vagem, mandioquinha, ervilhas frescas ....- descascados e picados )em água com sal e outras ervas . Acrescentar o macarrão e a carne, quando os legumes estiverem um pouco macios ( eles terminarão de cozinhar com o macarrão). Retire do fogo quando o macarrão estiver cozido.
Sirva com queijo ralado e um fio de azeite.
Hum!!! Acho que estou com fome!
Com carinho,
Angela Caruso

Nenhum comentário: