quarta-feira, 29 de outubro de 2008

RECEITINHAS




" Jantar para dois???!!!"


Quer uma dica saborosa, rápida e muito “chic” para um jantar ou almoço a dois?
Então prepare-se, pois vai arrasar!
Prato principal: Peixe ao vinho branco com bananas, batatas ao murro e vagem
Sobremesa: Maçã assada com calda caramelada
Você vai precisar de:
- 300 g de filé de pescada
- 1 dente de alho,
- Pimenta do reino,
- Sal
- Cheiro verde
- Folhas de louro
- ¼ de pimentão vermelho ou amarelo
- Suco de ½ limão
- ¼ de cebola
- 1 copo de vinho branco
- 4 batatas pequenas
- Sal grosso
- Alecrim fresco
- 50 g de vagem (escolha a mais fininha)
- 2 bananas maduras
Para a Sobremesa:
- Duas maçãs
- Cravo da índia
- Duas colheres de açúcar
- Uma colher de licor
- Um cálice de água
Organize-se e terá tudo pronto em uma hora.
Comece temperando o peixe com sal, pimenta do reino (de preferência branca moída na hora), um dente de alho amassado, suco de meio limão, um raminho de alecrim e duas folhas de loro. Deixe-o descansar por uns trinta minutos.
Enquanto isso, lave bem as maçãs, faça uns cortes na parte superior e espete cravos da índia. Envolva-as com papel alumínio e leve-as para o forno pré-aquecido. Deixe-as assando até que o restante da refeição esteja pronto.
Lave bem as batatas, salpique sal grosso e coloque-as para cozinhar a vapor. Você pode juntar na mesma panela as vagens que devem estar lavadas e com as pontinhas cortadas.
Observe que as vagens cozinharão antes que as batatas. Então, assim que estiverem cozidas, retire-as.
Se você achar que arroz branco é necessário para acompanhar este prato, já pode prepará-lo, antes de colocar o peixe para cozinhar (há quem não abra mão de um “arrozinho”).
Hora de preparar o peixe:
Numa frigideira funda, coloque óleo e arrume os filés de pescada. Por cima, coloque tiras de pimentão, um macinho de cheiro verde (salsa e cebolinha), a cebola em rodelas, mais um galhinho de alecrim. Leve ao fogo até que a água produzida se reduza pela metade. Quando isso acontecer, coloque o vinho. Deixe cozinhar em fogo baixo até verificar a redução do vinho também.
Verifique as batatas se estão macias – não precisam desmanchar.
Retire-as do fogo e com ajuda de uma luva (de silicone, de preferência), amasse a batata (dê um” murro” nela, mas não o faça com tanta força, pois pode desmanchar inteira). Arrume-as numa assadeira, salpique um pouco mais de sal grosso e alecrim e leve-as para o forno para dourar. Lembre-se de que as maçãs já estão lá, mas não se preocupe, pois uma não interferirá na outra. Aproveite para dar uma olhadinha nas maçãs que a esta altura devem estar bem perfumadas.
Volte para o peixe, que já deve estar prontinho para ser servido. Desligue o fogo.
Corte as bananas ao meio e doure-as numa frigideira com um fio de óleo.
Prepare a calda para as maçãs: numa panelinha ou frigideira pequena, coloque o açúcar e a água. Vá mexendo sempre até dissolver todo o açúcar. Coloque cravos da índia e o licor (de preferência de frutas, mas vale o que tiver em casa). Continue mexendo até formar uma calda. Desligue o fogo.
A mesa já está pronta? Hum... Lembre-se que no intervalo de uma coisa e outra a mesa pode ser arrumada.
Hora de servir: arrume os pratos colocando o filé de pescada com as ervas, uma banana por cima do filé. Ao lado coloque duas batatas e um “feixe” de vagem. Se for servir arroz, uma colher vai bem. Verifique que formem uma “composição harmônica” no prato. Lembre-se que comemos inicialmente com os olhos e o nariz, depois levamos à boca.
Sobremesa: retire as maçãs do forno, coloque-as nos pratos e regue com a calda (quente). Você pode acrescentar uma bola de sorvete de creme ao servir que vai muito bem.
Não deixe de comentar como foi o resultado, ok?
Bom apetite!
Com carinho, Angela

Nenhum comentário: